logo
Federação Cearense de Tiro Esportivo
CNPJ 07.332.513/0001-49
CR 1483 / 10ª RM
03/12/2025

Representação da FCTE no Campeonato Brasileiro

A Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle de 2025, realizada no Rio de Janeiro, registrou um recorde histórico: foram 4.482 inscrições em 55 disciplinas de tiro esportivo. A marca anterior havia sido registrada em dois mil e vinte e três, com 4.397 inscrições. A competição deste ano contou com atletas das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, representando 20 federações.

A Federação Cearense ficou em 9° lugar entre as federações participantes, somando 38 pontos no ranking geral. Além das medalhas individuais, obtivemos conquistas por equipe tanto nas carabinas quanto nos duelos de armas curtas.

A equipe foi composta por 25 atletas, sendo vinte e um homens, três damas e dois paratletas, distribuídos entre as categorias dama e sênior e nas diversas modalidades de disciplinas nacionais e olímpicas.

Houve destaque entre as damas: Ana Carla Nascimento conquistou o terceiro lugar na prova de revólver snub no duelo 20 segundos a 10 metros. As veteranas Glaucy Pinheiro obteve o vice-campeonato no Duelo vinte segundos - Pistola Maior e Necy Pinheiro ficou em terceiro lugar.

O maior destaque ficou com a paratleta Paula Lima, campeã na Carabina de Ar R2 e também na Carabina de Ar R3, encerrando o ano em terceiro lugar no ranking brasileiro da modalidade Carabina de Ar R3.

O atleta veterano Dany Dantas também teve um desempenho excepcional, sendo campeão em pistola e revólver menor nas distâncias de 10 e 25 metros, consolidando sua reconhecida dominância nacional nessas modalidades. Foi campeão brasileiro com recorde nas provas de revólver e pistola menor nos dez e vinte e cinco metros, além de vice-campeão brasileiro em pistola menor dez metros. Este ano, nas etapas online, atingiu a pontuação máxima de duzentos pontos com doze centros, repetindo a nota ao longo de toda a temporada.

Helder Melo conquistou o terceiro lugar no Duelo vinte segundos - Revólver Menor a 10 metros.

O paratleta, Zacarias Barbosa, participante das provas nacionais, foi campeão nos Duelos 20 segundos Revólver Snub, além de campeão na Pistola Maior e no Revólver Snub no duelo a 10 metros.

Nos duelos, como já é tradição, Paulo Sales se destacou no Duelo 20 segundos Revólver Menor 10 metros, sendo campeão brasileiro da classe B, e Marcelo Conrado foi campeão no Duelo 20 segundos Revólver Snub 10 metros classe A.

Na pistola menor, no Duelo vinte segundos 10 metros, Leonardo Pinheiro de Deus foi campeão. Ele também se destacou na prova de pistola de ar olímpica, na qual, apesar de iniciante, conquistou o vice-campeonato de sua classe.

Nas armas longas, o atleta Dierlly Lopes teve excelente desempenho em diversas modalidades, especialmente na Carabina de Ar Olímpica 10 metros, alcançando uma pontuação expressiva e garantindo o terceiro lugar.

Nas provas nacionais, Luiz Lima sagrou-se campeão da Classe B na Carabina Mira Aberta cinquenta metros Calibre Menor Sporter do Campeonato Brasileiro de 2025.

Nas provas de Rifle Internacional Carabina NRA - Mira Ótica Ulisses Bastos foi campeão da classe B e Francisco Helder Almeida no Rifle Internacional - Carabina NRA Mira Ótica na classe A. O atleta Clelton Menezes conseguiu a terceira colocação do WRABF Rimfire representando muito bem o estado do Ceará.

Ao final, a Federação Cearense celebrou a conquista de 12 atletas contemplados com a Bolsa Esporte Federal para o ano de 2026.